terça-feira, 4 de maio de 2010

Receitas


Reconstrução da memória e culinária judaica reunidas em Receitas da Vida

Finalista do prêmio Gourmand Cookbook 2010, na categoria Melhor livro de culinária estrangeira

Obra da Editora Melhoramentos, em parceria com a Associação de Voluntários da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira do Hospital Albert Einstein (SBIBHAE), abre espaço para memórias afetivas da imigração judaica e ensina a preparar as tradicionais receitas da gastronomia iídishe.

Se não são narradas, as memórias – assim como as receitas – se perdem. Neste livro, o leitor encontra uma reunião de emocionantes histórias de imigrantes judeus e seus contatos com receitas tradicionais da culinária judaica. São depoimentos de homens e mulheres que fugiram de perseguições e progroms no entre-guerras, e conservaram receitas e memórias cheias de vida. Hoje moradores do Residencial Israelita Albert Einstein, eles narram no livro lembranças que trouxeram de suas cozinhas de origem, tais como Polônia, Bielo-Rússia, Romênia e Alemanha.

Foram quatro meses de entrevistas concedidas à Associação de Voluntários da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira do Hospital Albert Einstein (SBIBHAE), relatos de uma geração que trouxe para o Brasil memórias, tradições e hábitos alimentares. Por isso, mais do que ensinar modos de preparo, Receitas da vida transporta o leitor para o início do século XX na Europa Oriental, e para muitos séculos de história e narrativa oral. O resultado é uma obra de riqueza em detalhes históricos com o inconfundível sabor da culinária judaica.

A identidade cultural e religiosa do povo judeu, estritamente ligada à figura materna, é passada de geração em geração. Conhecido como o povo da rememoração, é na culinária que grande parte de seus valores se perpetuam na história de mais de cinco mil anos. Os hábitos alimentares e os ingredientes trazem a marca dos ensinamentos religiosos e, por outro lado, as características locais dos países onde as famílias se fixaram. Por isso, uma simples porção de varenike traz consigo tanta história e cultura.
Para o preparo dos famosos Gefilte fish (bolinhos de peixe com farinha de matzá), Lea Baran, nascida na Biélo-Russia e que ensina a receita, lembra como os judeus burlavam as restrições religiosas e preparavam o matzá: “O regime soviético proibiu qualquer tipo de religião. Não se podia fazer qualquer tipo de ritual. Então, no Pessach, fazíamos o matzá em segredo, na casa de uma amiga que ficava à beira de um rio. Os judeus dos arredores levavam a farinha escondida em fronhas (...)”.

Da época em que vivia na Romênia, Gabriela Frischlander conta: “Eram outros tempos. Hoje se compra tudo pronto, porém no meu tempo e da minha mãe, na Romênia, tínhamos de fazer tudo em casa. Era vergonhoso comprar algo pronto ou servir algo que não tinha saído da sua cozinha”.

Em Receitas da vida, o leitor aprende a preparar Varenikes, Gefilte fish, Goulash, Borsht, Geharte Leber, Moussaka, Holedertz de frango, Yapratkes, Gefulte fish, Strudel de maçã, Lokshen Kugel doce, Eingemachts, Essig Fleish, Kneidlach, Knishes, Kreplach, Róssale, Mamaliga e muitas outras receitas acompanhadas de emocionantes recordações.

Para Telma Sobolh, presidente da Associação de Voluntários da SBIBHAE, “o conjunto de receitas e relatos de vida que integra esta obra forma um mosaico que reproduz o rico e diversificado legado do povo judeu construído ao longo de sua história, tendo como foco central uma das suas expressões mais típicas e, por que não dizer, agradáveis: a culinária”.

Receitas da vida
38 receitas / 38 entrevistados / 96 páginas / R$ 19,00
Pesquisa e organização: Cássio Waki e Claudio Rezende / ilustrações: Taiam Ebert
Iniciativa: Voluntários da SBIBHAE.
Editora Melhoramentos, 2009

Hoteis em promoção

1º Recantos Week

Oportunidade para conhecer de perto o requinte e a exclusividade do Boutique Hotel mais aconchegante do litoral norte de São Paulo

Numa iniciativa inédita a Recantos & Requintes (R&R) - empresa especializada na divulgação, distribuição e apoio a gestão de pequenos meios de hospedagem requintados - promove o 1º Recantos Week, que vai agitar o mercado de turismo no mês de maio.

O 1º Recantos Week será realizado entre os dias 03 e 16, nos estados de São Paulo e Santa Catarina. O evento é pioneiro do segmento no Brasil e reúne pousadas, pequenos resorts e hotéis-fazenda que oferecem pacotes especiais ou diárias a preços com até 50% de desconto durante as duas semanas.

Entre as participantes do estado de São Paulo está o Ilha de Toque Toque Boutique Hotel. Situado em Toque Toque Grande, em São Sebastião, o empreendimento é requisitado por turistas internacionais durante quase todo o ano, graças a sua exclusividade, requinte e os certificados de indicação dos mais importantes selos de qualidade.

No 1º Recantos Week o Ilha de Toque Toque Boutique Hotel oferece descontos de 50% em suas diárias, além de disponibilizar toda sua infra-estrutura ao hóspede que aproveitar o período de realização do evento para fazer sua reserva. Destaque para a piscina com deque e hidro, diante de uma das mais belas paisagens do litoral norte, a Ilha de Toque Toque (que dá nome ao hotel); suítes com ofurô, passeios pelas trilhas, apoio de praia e uma deslumbrante estadia, em suítes com todo o conforme e aconchego.

Além de poder desfrutar de recantos encantadores e reservadíssimos, o hóspede que participar sairá ganhando de todas as formas. O Ilha de Toque Toque Boutique Hotel prepara um mimo para quem fizer sua reserva no período de validade da promoção. Já a Importadora Zahil, que patrocina o evento, presenteia as cem primeiras pessoas que efetuarem suas reservas pelo site da R&R com uma garrafa do vinho Finca El Portillo e prepara uma top carta de vinhos, selecionada por Jorge Lucki; e da Cachaça Leblon, que oferece como welcome drink uma premium Caipirinha Leblon.

As reservas podem ser efetuadas pelo site da Recantos & Requintes ou direto com as pousadas. Para informações sobre os meios de hospedagem participantes acesse o hotsite www.recantoserequintes.com.br/recantosweek.

Serviço
Ilha de Toque Toque Boutique Hotel - saia do usual
Rodovia Dr. Manoel Hyppólito Rego, 1285
Toque Toque Grande
São Sebastião, SP, Brasil, 11.600-000
Tels: (12) 3864-9110 / (12) 3864-9112
Skype: ilhadetoquetoque
reservas@ilhadetoquetoque.com.br
www.ilhadetoquetoque.com.br