terça-feira, 4 de maio de 2010

Receitas


Reconstrução da memória e culinária judaica reunidas em Receitas da Vida

Finalista do prêmio Gourmand Cookbook 2010, na categoria Melhor livro de culinária estrangeira

Obra da Editora Melhoramentos, em parceria com a Associação de Voluntários da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira do Hospital Albert Einstein (SBIBHAE), abre espaço para memórias afetivas da imigração judaica e ensina a preparar as tradicionais receitas da gastronomia iídishe.

Se não são narradas, as memórias – assim como as receitas – se perdem. Neste livro, o leitor encontra uma reunião de emocionantes histórias de imigrantes judeus e seus contatos com receitas tradicionais da culinária judaica. São depoimentos de homens e mulheres que fugiram de perseguições e progroms no entre-guerras, e conservaram receitas e memórias cheias de vida. Hoje moradores do Residencial Israelita Albert Einstein, eles narram no livro lembranças que trouxeram de suas cozinhas de origem, tais como Polônia, Bielo-Rússia, Romênia e Alemanha.

Foram quatro meses de entrevistas concedidas à Associação de Voluntários da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira do Hospital Albert Einstein (SBIBHAE), relatos de uma geração que trouxe para o Brasil memórias, tradições e hábitos alimentares. Por isso, mais do que ensinar modos de preparo, Receitas da vida transporta o leitor para o início do século XX na Europa Oriental, e para muitos séculos de história e narrativa oral. O resultado é uma obra de riqueza em detalhes históricos com o inconfundível sabor da culinária judaica.

A identidade cultural e religiosa do povo judeu, estritamente ligada à figura materna, é passada de geração em geração. Conhecido como o povo da rememoração, é na culinária que grande parte de seus valores se perpetuam na história de mais de cinco mil anos. Os hábitos alimentares e os ingredientes trazem a marca dos ensinamentos religiosos e, por outro lado, as características locais dos países onde as famílias se fixaram. Por isso, uma simples porção de varenike traz consigo tanta história e cultura.
Para o preparo dos famosos Gefilte fish (bolinhos de peixe com farinha de matzá), Lea Baran, nascida na Biélo-Russia e que ensina a receita, lembra como os judeus burlavam as restrições religiosas e preparavam o matzá: “O regime soviético proibiu qualquer tipo de religião. Não se podia fazer qualquer tipo de ritual. Então, no Pessach, fazíamos o matzá em segredo, na casa de uma amiga que ficava à beira de um rio. Os judeus dos arredores levavam a farinha escondida em fronhas (...)”.

Da época em que vivia na Romênia, Gabriela Frischlander conta: “Eram outros tempos. Hoje se compra tudo pronto, porém no meu tempo e da minha mãe, na Romênia, tínhamos de fazer tudo em casa. Era vergonhoso comprar algo pronto ou servir algo que não tinha saído da sua cozinha”.

Em Receitas da vida, o leitor aprende a preparar Varenikes, Gefilte fish, Goulash, Borsht, Geharte Leber, Moussaka, Holedertz de frango, Yapratkes, Gefulte fish, Strudel de maçã, Lokshen Kugel doce, Eingemachts, Essig Fleish, Kneidlach, Knishes, Kreplach, Róssale, Mamaliga e muitas outras receitas acompanhadas de emocionantes recordações.

Para Telma Sobolh, presidente da Associação de Voluntários da SBIBHAE, “o conjunto de receitas e relatos de vida que integra esta obra forma um mosaico que reproduz o rico e diversificado legado do povo judeu construído ao longo de sua história, tendo como foco central uma das suas expressões mais típicas e, por que não dizer, agradáveis: a culinária”.

Receitas da vida
38 receitas / 38 entrevistados / 96 páginas / R$ 19,00
Pesquisa e organização: Cássio Waki e Claudio Rezende / ilustrações: Taiam Ebert
Iniciativa: Voluntários da SBIBHAE.
Editora Melhoramentos, 2009

Nenhum comentário: