quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Encontro Nacional de Folia de Reis é o destaque em Ribeirão Preto



Mais de 60 Companhias de Reis são esperadas para o evento, que acontece nos dias 28 e 29, na Praça José Rossi, na Vila Virgínia



Foto Roberto Galhardo

Um dos mais tradicionais eventos de cultura popular chega a sua 20ª edição com diversas atrações

Um dos mais tradicionais eventos de cultura popular no município espera receber no sábado e domingo, dias 28 e 29 de janeiro, milhares de fiéis na Praça José Rossi, Vila Virgínia. Com a apresentação de grandes Companhias de Reis da cidade e da região, uma vasta programação foi organizada pela Secretaria Municipal da Cultura, em parceria com a ASCUPARP (Associação de Cultura Popular e Artes de Ribeirão Preto) e apoio de entidades civis e militares, como o Corpo de Bombeiros.
Garantindo a particular beleza do espetáculo, durante três meses, funcionários da Secretaria da Cultura confeccionaram enfeites para o evento. “São arranjos de flores feitos com material reciclado. Neste ano foram utilizadas cerca de 200 garrafas plásticas”, explicou Neusa Armarolli, da Secretaria Municipal da Cultura. “O Encontro Nacional de Folia de Reis une uma das mais antigas tradições e festejos com a vinda de Companhias de Reis da cidade e de diversas regiões do Brasil”, emendou.
O evento, de origem portuguesa e ligado às comemorações do culto católico do Natal, foi trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e ainda hoje se mantém vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país. Ela apresenta um caráter profano-religioso, fazendo parte do ciclo natalino, quando se realizam as comemorações do nascimento de Jesus com várias festividades, ou festejos populares: como Congados, Folia de Reis, Império do Divino, Reinado do Rosário e Pastorinhas.

Foto Tiago Morgan



Programação
Dia 28
20h – Caravana Viola de Ouro – Praça José Rossi – Vila Virginia
Dia 29
7h30 – Encontro das Companhias de Reis presente na Capela de Santos Reis para o início da procissão até a Praça José Rossi
8h – Café da manhã, no Salão Paroquial da Igreja Maria Goretti
8h – Artesanato na praça, com o projeto Nômade
8h30 – Celebração da missa na Praça José Rossi, com o padre Luciano.
9h30 – Hasteamento das bandeiras com diversos cânticos
10h30 – Abertura das apresentações das Companhias de Reis
11h30 às 15h – Almoço no Salão Paroquial da Igreja Maria Goretti
16h – Encenação do Presépio Vivo
17h30 – Continuidade das apresentações das Companhias de Reis presentes
21h30 – Encerramento da Festa

Nenhum comentário: