quarta-feira, 26 de maio de 2010

DIA DA ÁFRICA:

LIVRO DE NELSON MANDELA REÚNE CONTOS SOBRE O CONTINENTE
O dia 25 de maio foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o Dia da Libertação de África. Nesta data, em 1963, houve uma reunião entre 32 chefes de Estado africanos com ideias contrárias à subordinação a que o continente foi submetido durante séculos. E foi deste encontro que surgiu a OUA (Organização de Unidade Africana).
Como forma de homenagem ao continente, a Martins Martins Fontes indica a leitura de "Meus Contos Africanos". De autoria de Nelson Mandela, o ex-presidente da África do Sul, este livro reúne contos tão antigos quanto a África, que retratam o continente em sua miríade de facetas e cores: o brilho ofuscante do quente sol africano, o tom azul das montanhas no horizonte, o repouso misericordioso oferecido pela água e pela mata, os estratagemas e a malícia das criaturas, tanto animais como humanas que povoam o berço da humanidade, e sua generosidade humana, seus grandes corações e seu riso sempre presente.
A obra apresenta contos que eram narrados ao redor de fogueiras no final do dia, desde tempos imemoráveis. São histórias herdadas dos povos san e khoi, originalmente caçadores e criadores de animais pioneiros, deixadas à imaginação daqueles que vieram do mar em grandes embarcações de velas ondeantes.

Em 2010, o livro recebeu o prêmio FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) de melhor tradução.

Nenhum comentário: